Evolução da marca UNO

O UNOi é um projeto de transformação educacional que, a partir da cultura maker, redesenhou sua proposta de ensino. Atualmente, ele conta com uma rede de mais de 400 escolas parceiras, com mais de 130 mil alunos.

Com a crença na importância de colocar a mão na massa e criar para atender às necessidades educativas do mundo contemporâneo e criar competências, esse projeto visa promover uma mudança estrutural nas escolas, unindo discussões sobre os princípios da educação do século XXI ao que existe de mais avançado em pedagogia, tecnologia, conteúdos, educação bilíngue, avaliação e formação continuada do corpo docente.

A Megalo foi responsável por conceituar e desenvolver um projeto com a duração de um ano em três etapas: apresentar o UNOi para gestores, professores e escolas; uma campanha de rematrícula e campanha institucional. O primeiro passo, porém, foi reforçar a ideia de cultura maker e potencializar a comunicação visual para os atributos relativos à marca.

 

Cliente

UNO educação

Ano

2018

O que fizemos

Campanha
Linguagem de marca
Projeto editorial

Alfabeto Maker

O Alfabeto Maker é uma fonte que desenvolvemos em 3D e foi utilizado para contextualizar a cultura maker e associá-la ao UNOi. Essa fonte incorpora elementos encontrados nas oficinas criativas do projeto, formando letras que simbolizam o poder da criação na construção da mensagem. Dessa forma, traduzimos visualmente a ideia de que colocar a mão na massa e criar são processos essenciais no aprendizado – um conceito primordial para a metodologia do projeto.

Evolução como essência

O ponto de partida foi entender qual era o conceito que iria nortear as campanhas e peças que seriam desenvolvidas no decorrer de 2018. A palavra evolução foi escolhida para representar as inovações da proposta metodológica e foi a tônica que regeu o projeto.

A primeira peça foi desenvolvida para apresentar, e representar visualmente, a metodologia inovadora do UNOi, e todos os seus diferenciais, valores, metas e pilares educacionais, para os mantenedores, diretores e gestores das escolas parceiras. Para isso, criamos um book que provocava a escola a responder que aluno ela gostaria de formar e divulgar o conceito de evolução da campanha.

Para agregar mais valor a essa etapa, desenvolvemos um projetor portátil feito de peças de papelão que pode ser adaptado a qualquer aparelho celular. Esse brinde incentiva a importante tarefa de colocar a mão na massa e criar, com qualquer material que esteja disponível.

Campanha Rematrícula

Todos os anos, o UNOi educação desenvolve uma campanha para o período de matrículas das escolas parceiras. O objetivo é potencializar e acompanhar as ações de captação e retenção de alunos que as escolas realizam, com foco na matrícula da escola, nas famílias e os alunos.

Escolas Parceiras

Era necessário abordar a nova proposta de ensino desenvolvida pelo UNOi para engajar os pais, alunos e escolas, e também reforçar o posicionamento da marca no mercado tanto dentro e quanto fora das Escolas Parceiras.

Por isso, criamos peças que retratam um ambiente de aprendizado que se amplia a qualquer lugar, tanto dentro da sala de aula quanto fora dela, onde o aluno é preparado para vivenciar diversas experiências que se transformam em aprendizado. Para dentro dos muros das escolas, desenvolvemos um enxoval com peças que variam desde adesivos gigantes para ambientar a escola até um Guia da Família, com versões para alunos e familiares, que detalha como o Projeto UNOi funciona. Para fora do ambiente escolar, criamos e-mail marketing, posts para Facebook e Instagram, banners, cartazes, anúncio em revista, faixas, outdoor, folhetos e peças promocionais.

Comunicação Institucional

Também era necessário ampliar o conceito de Cultura Maker para a comunicação institucional, criando uma unidade visual e de discurso para expandir o UNOi para além dos muros das escolas. Por isso, criamos peças digitais (posts para Facebook e Instagram, imagem para WhatsApp e e-mail marketing) que foram criadas a partir do Alfabeto Maker.